Quais são os cuidados com os bebedouros na pecuária?
A limpeza de bebedouros na pecuária é uma atividade indispensável para a saúde dos animais, pois garantem o acesso à uma água de qualidade. Além disso, é um fator que contribui significativamente para ter maior produtividade.
Nesse contexto, diversos produtores buscam melhorar a produção pecuária inserindo alimentos fortes e concentrados. No entanto, a água é imprescindível para a dieta, desempenho e saúde dos animais e, por isso, também merece atenção especial.
Para ter um rebanho saudável e produtivo, é fundamental proporcionar aos animais uma água de qualidade, livre de sujeiras e contaminações. Se você tem dúvidas sobre o assunto, vamos ajudar! Confira, neste post, quais cuidados deve ter com a limpeza dos bebedouros na pecuária!
Qual a importância da limpeza dos bebedouros na pecuária?
Os bebedouros para animais geralmente são recipientes onde a água permanece parada, exposta à luz solar e com grande concentração de matéria orgânica. Esses fatores proporcionam condições ideais para a proliferação de micro-organismos, que oferecem riscos à saúde dos animais.
Sendo assim, a baixa qualidade da água pode provocar efeitos negativos nos animais, que deixam de consumir devido ao odor ou sabor ruim. Dessa forma, toda a alimentação é comprometida, além de causar a perda de peso acelerada e a redução do desempenho.
A água é indispensável para toda forma de vida e determinante para o equilíbrio térmico dos animais. Por isso, a limpeza dos bebedouros na pecuária é importantíssima para manter o rebanho saudável e melhorar os resultados da produção.
Além disso, os cuidados e limpeza do bebedouro para animais proporciona os seguintes benefícios:
- aumento da lucratividade
- melhora do desempenho
- favorecimento da engorda dos animais
- promove o crescimento saudável
- ajuda a evitar doenças
- impulsiona a produtividade
Já mostramos aqui no nosso blog o quanto é benéfico investir na qualidade da água na pecuária e a importância de proporcionar acesso fácil do gado à essa água. Portanto, são assuntos que devem ser vistos como prioridade para todo pecuarista.
Quais os cuidados para ter com os bebedouros?
Por ser extremamente relevante, manter uma rotina de cuidados com o bebedouro é indispensável para toda produção animal. Sobretudo, para atingir os objetivos de um rebanho saudável e produtivo.
Veja quais são os cuidados essenciais com os bebedouros na pecuária!
Capacidade correta
O dimensionamento dos bebedouros é um dos primeiros cuidados que se deve ter. Para tanto, é preciso considerar a quantidade de animais e as características de alimentação.
Bebedouros com capacidades insuficientes ou mal distribuídos dificultam o consumo da água pelos animais. Por isso, invista em reservatórios de volumes adequados e bem localizados, garantindo o abastecimento com bombas de alta confiabilidade e baixo custo de operação.
Além disso, o dimensionamento do sistema é fundamental para facilitar o acesso dos animais ao bebedouro, pois, em muitas situações, é comum observar animais bebendo água todos ao mesmo tempo. Por isso, é importante facilitar o acesso de todos.
Manutenção e limpeza
A limpeza é um dos principais cuidados com o bebedouro e deve ser realizada de forma técnica e periódica. Em sistemas de confinamento, o ideal é que a limpeza dos bebedouros seja feita semanalmente.
Para tanto, você pode adotar o seguinte procedimento de limpeza:
- retire toda a água do bebedouro
- realize a limpeza superficial, removendo os resíduos aparentes
- execute a limpeza seca utilizando escovas e vassouras
- aplique detergente e produtos apropriados
- enxágue bem para remover completamente os produtos utilizados
- seque o bebedouro
- utilize desinfetante de acordo com a recomendação do fabricante
- reabasteça o bebedouro com água limpa
- utilize um flutuador com cloro
Com uma rotina de limpeza correta e rigorosa, a água vai permanecer limpa e agradável para os animais. É uma forma que contribui para evitar gastos, já que preserva a saúde e o desempenho do rebanho.
Por que estar atento à forma de abastecimento dos bebedouros?
Os cuidados com a limpeza dos bebedouros na pecuária não se limitam apenas ao reservatório. Todo o sistema de abastecimento deve ser verificado e confiável, para que os resultados sejam, de fato, os mais satisfatórios.
Por isso, uma boa alternativa é oferecer aos animais uma fonte de água natural, proveniente de minas ou mananciais. Mesmo que estejam mais distantes do local onde você são criados, é possível conduzir a água de forma sustentável e econômica.
Para atingir esse objetivo, você pode utilizar uma bomba à roda d’água, que se destaca como uma solução eficiente, econômica e inovadora para levar a água até os animais. Além de reduzir os seus custos de produção, é uma solução confiável e duradoura para o sistema de abastecimento geral.
Independentemente da distância e do relevo do terreno, utilizar equipamentos de qualidade para bombear a água até os reservatórios é fundamental. É a garantia de que você terá um bombeamento constante, uma solução que elimina, até mesmo, a dependência de energia elétrica.
Como se percebe, o acesso à água limpa e fresca é indispensável. Por isso, investir na limpeza de bebedouros na pecuária é a maneira ideal de manter a saúde dos animais e potencializar a produtividade. Afinal, quanto melhor a qualidade da água, maiores serão os ganhos diários com o rebanho.
Gostou do post? Agora que já entendeu os cuidados necessários para a limpeza do bebedouro na pecuária, o que acha de ler outro conteúdo relevante? Veja agora mesmo como bombear água no campo sem usar energia elétrica!